sábado, 19 de julho de 2008

Bahia acaba com a invencibilidade corintiana!



Por: Danylo Dias Martins


Em busca de mais um resultado positivo jogando em casa, o time do Corinthians recebeu o Bahia no estádio do Pacaembu e sofreu sua primeira derrota na Segundona, perdendo sua invencibilidade de 12 jogos sem nenhum resultado negativo.

O jogo

A partida começou equilibrada com as duas equipes tocando a bola no meio-campo e tentando algumas jogadas de ataque. Mesmo assim, o time corintiano iniciou melhor, criando algumas chances de gol logo no começo da partida.

Aos 9 minutos, o Bahia conseguiu chegar com perigo ao ataque pela primeira vez e foi parado com falta. Na cobrança, Elias mandou a bola para a área e a pelota foi encobrindo o goleiro Felipe e parou no ângulo. Estava aberto o placar no Pacaembu e diferentemente das outras partidas realizadas no estádio, durante a Série B, ele não foi inaugurado pela equipe corintiana.

O gol do time baiano abalou a equipe corintiana, que não conseguia encontrar os espaços e sentia falta de seu armador de jogadas, o meia Douglas. Lulinha, que o substituía, não conseguia criar as oportunidades para os homens de frente, Acosta e Herrera. Mas não era só a falta de criatividade de Lulinha e dos outros jogadores do meio-campo que impossibilitavam a criação de jogadas corintianas, a boa marcação do time visitante impedia que boas oportunidades fossem geradas pelos atletas corintianos.

Numa das poucas chances criadas pelo time corintiano, aos 16 minutos, Elias dominou e de primeira mandou à esquerda do goleiro Darci, que só olhou a bola ir para a linha de fundo. Depois desta jogada, o time corintiano permaneceu tocando a bola, tentando encontrar espaços entre os defensores do Bahia, mas o sistema defensivo do time era muito forte e impedia a criação de jogadas do Corinthians.

Como a criação de jogadas não funcionava, o jeito era aproveitar as oportunidades de bola parada, como faltas e escanteios. E aos 27 minutos, numa cobrança de falta para a área, o zagueiro Fábio Ferreira cabeceou e a bola passou pertinho do gol, mas foi pela linha de fundo. Quatro minutos depois, num lance parecido, o outro defensor corintiano William também testou a bola para fora.

Douglas fazia falta para a equipe corintiana, já que Lulinha não fazia uma boa partida e seus "auxiliares" Eduardo Ramos e Elias também não conseguiam abrir os espaços para encontrar o caminho do gol. Assim, Herrera e Acosta não pegavam na bola e nem chegavam perto da meta de Darci. O time do Corinthians, à aquela altura, fazia uma péssima partida e revoltava os seus torcedores com o toque de bola sem criação de jogadas perigosas.

Para a segunda etapa, o técnico Mano Menezes colocou Douglas no lugar de Lulinha. Logo no início, o meia mostrou que poderia "botar ordem" no meio-de-campo corintiano e já conseguiu criar algumas jogadas perigosas, que foram desperdiçadas pelos atacantes alvinegros.

Mas aquelas jogadas foram só no começo, já que depois mais nada foi criado pelo time corintiano, que parava na forte marcação do Bahia. Desta forma, nenhum lance perigoso era criado pelo time do Corinthians, que chegou a ser vaiado pela sua Fiel torcida, em pleno estádio do Pacaembu.

Nem a entrada de Wellington Saci e Careca alteraram a postura do time corintiano, que não buscava os espaços entre os defensores baianos e aceitava de forma resignada a marcação do time adversário.

A invencibilidade do time corintiano foi finalizada justamente pela equipe do Bahia, que já havia decretado o fim da invencibilidade do Avaí, no começo do campeonato.

O resultado negativo só decretou a primeira derrota do time corintiano, já que que a equipe continua na liderança da Segundona com os mesmos 27 pontos. Já o Bahia, com os três pontos, foi aos 17 e conseguiu subir algumas colocações na tabela de classificação.

Na próxima rodada, o time do Corinthians enfrenta o Ceará, fora de casa. Já o time do Bahia recebe o São Caetano no estádio Fonte Nova.


FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 0 X 1 BAHIA

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 19/07/2008 - às 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Willian Marcelo Souza Nery (RJ)
Auxiliares: Paulo César Pereira de Freitas (MS) e Ezequiel Barbosa Alves
(MS)

CORINTHIANS: Felipe, Dênis, Fábio Ferreira, William e André Santos; Fabinho (Careca) , Eduardo Ramos (Wellington Saci), Elias e Lulinha (Douglas); Acosta e Herrera. Técnico: Mano Menezes.

BAHIA: Darci, Fábio (Diogo), Padovani, Marcone e Adilson; Rogério, Luciano Totó, Rafael (Douglas) e Elias; Jones (Paulo Roberto) e Galvão. Técnico: Arturzinho.

Cartões Amarelos: Marcone, Elias, Luciano e Padovani (Bahia); Dênis (Corinthians).

Cartões Vermelhos: nenhum

Gol: Elias (Bahia - aos 9 minutos do primeiro tempo)

NOTA - CORINTHIANS: 3,0 (Péssimo) - Não soube criar jogadas perigosas e ainda falhou na marcação.

NOTA - BAHIA: 8,0 (Bom) - Marcou muito bem e ainda criou oportunidades e, por isso, mereceu a vitória.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Correção, ns Primeira Partida de Série B no Pacaembu, o Crb, saiu na Frente contra o Corinthians, só não me recordo qual jogador fez o Gol

    ResponderExcluir