quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Futebol Carioca

Por: Pedro Henrique Marotti

Mais uma fábrica de sonhos


Fãs do esporte vejo novamente nesse início de temporada a diretoria do Flamengo sonhar alto, porém, sonhar demais! Um clube com os problemas financeiros que vive, atrasos salariais amiúde e dívidas quase que intermináveis, não pode pensar ou simplesmente sonhar em trazer jogadores como por exemplo, Adriano. Jogador caro, padrões elevados e de difícil negociação com a Internazionale de Milão (Ita), clube que detém seus direitos econômicos, além é claro da péssima fase que vive o atleta, tanto dentro quanto fora de campo. Creio que nesse momento de renovação, seria mais viável ao clube utilizar da política do bom, bonito e barato, contratando jogadores que estão dando “sopa” no mercado ou que foram destaques do campeonato brasileiro. É o caso de Leandro Amaral do Vasco, Edno da Portuguesa, Leandro do Palmeiras, Éder Luís ex São Paulo e que voltou para o Atlético-MG. Manter e aproveitar melhor jogadores como Josiel, Jonatas, Thiago Salles e Vandinho seria outra boa solução. Investir mais nas divisões de base do clube é também uma idéia extremo valor, pois os maiores times da história do Flamengo foram constituídos, na sua maioria, por jogadores revelados no clube. A idéia é parar com essas ilusões, deixar de criar novelas intermináveis sobre reforços e contratações e construir um trabalho sério e a longo prazo sem perda de tempo e, evidentemente, dinheiro! Concordo com as vindas de Conca e Diguinho, porém ainda é pouco para um time que almeja ganhar tudo em 2009 e tentar voltar a Libertadores em 2010. É cedo para se fazer prognósticos, mas pelo que estou vendo o Flamengo tem tudo para repetir a figura que fez nesses últimos anos, ser a fábrica de sonhos da diretoria!

Desmanche era previsível


Fãs do esporte, o desmanche que está havendo no Botafogo era nítido para aqueles qu e acompanharam a vida do glorioso nesse campeonato brasileiro. Várias indas e vindas de jogadores, confusões envolvendo os atletas e a diretoria, constantes atrasos de salários, eliminações precoces em torneios como a Sul-americana e evidentemente, a falta de títulos novamente. Esses fatores fizeram com que a geração comandada por Lúcio Flavio chegasse ao fim. Nomes como os de Jorge Henrique, Túlio, Wellington Paulista, Renato Silva e do próprio Lúcio Flavio deixaram o clube e partiram rumo a novos



ares. E essa “barca”, como pode ser chamada, deve aumentar com as prováveis saídas de Diguinho e Tiaguinho. É um momento crítico e tenebroso para um clube do porte do alvinegro que perde jogadores e não consegue repor a altura. Pelo menos até agora não há indícios de contratações, apenas especulações. O time carece novamente de um camisa 10, novos zagueiros, no mínimo dois atacantes e o principal, de uma diretoria mais séria. Que fale pouco e haja mais em prol do time. Com a eleição do novo presidente, a manutenção do Engenhão como a casa botafoguense e a contratação de bons reforços, dá para sonhar com um 2009 diferente. Sem chororô e outros fatores como nadar, nadar e morrer na praia. É preciso ser ágil e reparar as perdas grandiosas do elenco nesse fim de ano. É ver para crer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário