quinta-feira, 7 de agosto de 2008

PEQUIM NEWS - DIA 07 DE AGOSTO DE 2008

Jogos Olímpicos vão começar!!!

Por: Danylo Dias Martins às 20h35min de 07/08/08

Faltam poucas horas para o início de uma das maiores olimpíadas da história. Se contarmos de agora, restam somente pouco mais de 12 horas para o começo dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. A cerimônia de abertura será realizada, às 9h da noite no horário da China, e às 9h da manhã no horário de Brasília.

Com uma enorme infraestrutura, as Olimpíadas na crescente China, que vem se tornando um país muito importante no cenário econômico mundial (veja mais na matéria do UOl Esporte, abaixo), serão um sucesso. Os estádios construídos e os outros locais de provas contam com uma tecnologia muito interessante.

Agora, resta esperar para sentirmos a emoção de mais uma olimpíada!

------------------------------------------------------------------------------------------------

China usa os Jogos de Pequim para mostrar a sua nova cara

UOL ESPORTE - 07/08/08

A China vai mostrar a sua nova cara ao mundo exatamente às oito horas da noite desta sexta-feira (9h da manhã em Brasília), quando dará início à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. A competição esportiva marca a entrada definitiva do país em uma nova era.

Impulsionada por uma economia que cresce cerca de 10% ao ano, a China se deu ao luxo de gastar mais de US$ 40 bilhões no seu projeto olímpico, construindo estádios magníficos, estradas, linhas de metrô, obras de saneamento básico e o maior aeroporto do mundo.

"Eu conheço a China há algum tempo, e certamente algumas pessoas que viessem para cá dez anos atrás diriam que a China não tinha condições de organizar uma Olimpíada. Você chega na China hoje e percebe a mudança econômica, a mudança na cidade, na infra-estrutura", disse o presidente Lula, que nesta quinta-feira visitou a delegação brasileira na Vila Olímpica de Pequim.

As instalações esportivas realmente impressionam. O Ninho de Pássaro, local das cerimônias de abertura e encerramento, além das provas de atletismo e da final do futebol, e o Cubo D'Água, palco da natação, do nado sincronizado e dos saltos ornamentais, estão entre os mais belos estádios e ginásios do mundo.

Mas a nova China ainda não se livrou dos problemas da antiga China. O ar de Pequim segue irrespirável, apesar de o rodízio de carros ter sido ampliado e boa parte das fábricas ao redor da cidade terem fechado as portas nos últimos dias. Uma névoa densa cobre a cidade e ameaça a saúde dos atletas. Até mesmo a maratona, uma das provas mais importantes do programa olímpico, pode ter sua data alterada por causa da poluição.

Algumas práticas também não foram abolidas. A mania dos chineses de cuspir no chão diminuiu, mas ainda é possível encontrar exemplos pela cidade, principalmente em viagens de táxi mais afastadas do centro.

A censura também se faz presente. Apesar do protesto do Comitê Olímpico Internacional (COI), alguns sites continuam proibidos no centro de imprensa dos Jogos. Manifestações contrárias ao regime chinês, principalmente a favor do Tibete, geram a expulsão do país. Nesta quarta, quatro estrangeiros foram mandados de volta para casa após estenderem perto do Ninho de Pássaro uma faixa pedindo a independência do Tibete.

A questão do Tibete, aliás, continua causando problemas à China. Foi por causa da região que a tocha olímpica foi atacada em seu trajeto até Pequim. Em Paris, a chama sagrada dos Jogos chegou a ser apagada por um manifestante.

Na esfera esportiva, a esperança local é terminar pela primeira vez na liderança do quadro de medalhas. Em Atenas-2004, a China ficou perto de alcançar o feito, terminando na segunda colocação, com apenas três medalhas de ouro a menos que os Estados Unidos. Agora, até mesmo os norte-americanos reconhecem que devem perder a supremacia para os chineses. Sinal de uma nova era que se aproxima.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário