segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mengão é campeão da Taça Rio!

Pedro Marotti

Rubro-negro derrota Botafogo por 1x0 e vai decidir o título estadual em 2 jogos contra o próprio alvinegro.


Fãs do esporte! E não é que o Flamengo chegou de novo na decisão do carioca? Pois é, a equipe rubro-negra derrotou o Botafogo ontem por 1x0 e sagrou-se campeão da Taça Rio (segundo turno do estadual) e agora terá mais dois embates emocionantes contra o próprio Botafogo para saber quem será o campeão carioca de 2009.

A façanha rubro-negra começou, a meu ver, após a goleada por 4x0 diante do Resende pela fase de classificação da Taça Rio. Naquele jogo, o técnico Cuca mudou o jeito do Flamengo jogar, colocando Kleberson no meio de campo e revelando Erick Flores como uma bela opção para a equipe. A sintonia com a torcida também começou a partir daquele jogo no Engenhão e isso sempre foi fundamental para que o Flamengo pudesse obter vitórias e títulos inesperados. Esse crescimento na hora certa poderá ser preponderante para o “penta tri” estadual do Flamengo que também busca a hegemonia do Rio conquistando seu 31º título da história e conseqüentemente ultrapassando o Fluminense que tem 30!

O jogo em si pode ser analisado em dois aspectos: o primeiro é pelo fato de as duas equipes terem escolhido a estratégia defensiva e cautelosa ao invés de tentar afunilar o rival. E o segundo foi o confronto entre o ataque mais perigoso da competição que é o do Botafogo, protagonizado pelo trio Maicosuel, Victor Simões e Reinaldo, e a defesa mais bem postada do Flamengo com Fábio Luciano, Angelim e Willians. Nesse quesito, levou vantagem o Flamengo!

Com um meio de campo mais consistente, o Flamengo tomava conta do setor com autoridade, mas não assustava o Botafogo que ao contrário, criou as melhores chances em dois contra ataques com Maicosuel que chegou a acertar a trave e Victor Simões que cara a cara com Bruno, mandou para fora a chance de abrir o placar. Os melhores jogadores de ambos os times eram bem marcados e tanto Ibson, Léo Moura e Juan (pelo Flamengo) quanto Maicosuel e Reinaldo (pelo Botafogo), não conseguiram brilhar a primeira etapa da decisão. Resultado: 0x0.

No segundo tempo o Flamengo veio com todo gás para tentar decidir o jogo e utilizou mais as jogadas pelos lados. E foi assim, após uma jogada de Juan pela esquerda em que driblou Alessandro e foi derrubado sofrendo falta, que o Flamengo abriu o placar. O próprio Juan bateu a falta para dentro da área e após o bate rebate nela, o zagueiro Emerson tentou cortar e mandou a boa para dentro fazendo gol contra. 1x0 Flamengo!

A partir daí o Botafogo tentou de forma desorganizada empatar o clássico, mas inteligentemente, o Flamengo soube cadenciar a partida até o apito final do “Índio” Luiz Antônio da Silva Santos, árbitro da partida e que por sinal fez uma razoável apresentação, se omitindo apenas em lances que poderiam ter sido advertidos com cartão amarelo.

No final, a vitória rubro-negra e o título conquistado podem sim dar um certo favoritismo ao Flamengo pois a motivação obtida por essas duas últimas vitórias em clássicos é fundamental para a confiança dos jogadores, fora a força das arquibancadas que virá a favor nesses dois últimos jogos. Resta ao Botafogo se recuperar psicologicamente e deixar esse estigma de lado de sempre ser perseguido e inferior ao Flamengo, senão terá de agüentar a fundo essa gozação de “vice de novo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário