sábado, 9 de maio de 2009

Guia do Brasileirão - Parte 2

Pedro Marotti e Danylo Dias

Roteiro básico para você, torcedor brasileiro, acompanhar o seu time nesta grande competição


Galera, agora darei sequência ao guia com os outros times que disputarão o Brasileirão: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Barueri, Santo André, Grêmio, Internacional, Atlético-PR e Coritiba. Confira:

Corinthians

Time-base: Felipe; Alessandro, William, Chicão e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes

Pontos fortes: Campeão paulista invicto, o Corinthians entra neste Brasileirão como um dos favoritos ao título. O destaque da equipe alvinegra fica, sem dúvida, com o atacante Ronaldo. Ainda no ataque, temos Dentinho e Jorge Henrique, definido como taticamente "perfeito" pelo técnico Mano Menezes. Vale ressaltar também a sólida defesa corintiana, formada por Alessandro, William, Chicão e André Santos, sendo este um dos grandes apoiadores nas subidas ao ataque. A zaga do Timão foi uma das menos vazadas do Campeonato Paulista e já tem a confiança do torcedor, e do técnico corintiano, Mano Menezes, outro grande destaque nesta boa equipe.

Pontos fracos: Se por um lado, o Timão conta com uma boa defesa e um ataque eficiente, o meio-de-campo é o setor menos produtivo. Cristian dá proteção a defesa, Elias sobe bem ao ataque, porém falta um "garçon" mais decisivo e Douglas não vem dando conta do recado. Outro ponto negativo da equipe é a "capacidade de empatar", o que em muitos casos não garante um, mas a perda de dois pontos.

Opinião: Confio neste time do Corinthians, principalmente na defesa, na qual William e Chicão protegem o eficiente goleiro Felipe. No meio, vejo a necessidade de um armador mais decisivo, que coloque Ronaldo e cia. na cara do gol. Taticamente, o Timão tem uma base muito boa e consistente, porém precisa marcar mais gols e vencer, não empatar (no Paulistão, foram 13 vitórias e 10 empates!). Há ainda a possibilidade de chegarem alguns reforços, já que bons atletas devem dar adeus. Edu, volante experiente do Valencia, já está contratado e deve chegar em agosto. Enquanto isso, a diretoria alvinegra busca peças de reposição pro elenco a curto prazo.

Palmeiras


Time-base: Marcos; Fabinho Capixaba, Danilo, Maurício Ramos (Marcão) e Armero; Pierre, Edmílson, Cleiton Xavier e Diego Souza; Willians
e Keirrison. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Pontos fortes: O time do Palmeiras conta com um meio-campo ofensivo de qualidade. Pierre dá proteção aos frágeis zagueiros palmeirenses e mais a frente, Cleiton Xavier e Diego Souza são os maestros da equipe e servem o artilheiro Keirrison. No ataque, o Verdão conta com algumas opções para fazer dupla com Keirrison, entre elas: Marquinhos, Willians (comumente utilizado) e Lenny. Assim, o torcedor palmeirense não precisa se preocupar com a eficiência do ataque.

Pontos fracos: Se o ataque é perigoso e decisivo, a defesa alviverde leva perigo ao gol de Marcos. Com jovens jogadores, a zaga palmeirense leva muitos gols e se o ataque não marca, a equipe pode até perder, algo raro até agora na temporada. Outro fator negativo desta equipe palmeirense é a idade dosatletas: com a maioria formada por jovens, nas decisões o time parece ficar intimidado - na semifinal do Paulistão, a equipe foi derrotada pelo Santos e Keirrison, destaque,  não teve boa atuação.

Opinião: Vejo o Palmeiras como um dos favoritos a conquistar o Campeonato Brasileiro de 2009. Se alguns reforços para o setor defensivo chegarem, a equipe alviverde será uma das melhores  e deve incomodar os adversários. Mas isto somente ocorrerá se Keirrison e cia. voltarem a apresentar o bom futebol do início do Campeonato Paulista.

Santos

Time-base: Fábio Costa; Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Triguinho (Pará); Roberto Brum, Germano, Paulo Henrique e Madson; Neymar e Kléber Pereira. Técnico: Vagner Mancini.

Pontos fortes:
O time do Santos, vice-campeão paulista, entra neste Campeonato Brasileiro um pouco desmotivado não só pela perda do título estadual, como também pela elimininação na Copa do Brasil. Porém, a equipe alvinegra conta com bons jogadores, sendo os destaques: Kléber Pereira, grande artilheiro; Neymar, jovem revelação que precisa ganhar experiência e Madson, o baixinho que inferniza as defesas adversárias. A defesa santista é sólida e o meio-campo razoável.

Pontos fracos: Desmotivação, infelicidade pelas derrotas nas primeiras competições do ano e ausência de "estrelas" podem ser fatores negativos neste Brasileirão. Há também a possível saída de alguns atletas e assim, aumenta a expectativa pela contratação de jogadores de renome, o que falta (e muito) a equipe alvinegra.

Opinião: Sinceramente, não confio na equipe do Santos. Como já citei acima, as derrotas na Copa do Brasil e no Campeonato Paulista poderão ser os pesadelos do Peixe durante a disputa do Brasileirão. E dos bons jogadores do time santista, um tem 17 anos (Neymar) e o outro é muito experiente, porém anda de mal com as redes nos últimos jogos (Kléber Pereira). Talvez a falta de estrelas, atletas com nome, seja outro fator decisivo no desempenho alvinegro na competição nacional.

São Paulo

Time-base: Bosco; Miranda, André Dias e Rodrigo; Richarlyson, Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior César; Borges e Washington. Técnico: Muricy Ramalho.

Pontos fortes: O São Paulo tem, ao meu ver, um dos melhores elencos do Brasil. A zaga é consistente e conta, geralmente, com três zagueiros. No meio, Jean, Hernanes e Jorge Wagner são os destaques e participam ativamente dos lances que originam os gols são-paulinos. O ataque, formado por Washington e "mais um" é eficiente e decisivo.

Pontos fracos: O principal fator negativo na equipe são-paulina será a ausência do goleiro e capitão Rogério Ceni. A muralha tricolor está em recuperação de lesão e deve ficar fora de muitas partidas no Brasileirão. Só.

Opinião: Acredito fielmente no São Paulo para a disputa do Campeonato Brasileiro. Pra mim, o tricolor tem um dos melhores elencos do País e conta com jogadores diferenciais, que têm suas respectivas peças de reposição.  Vale ressaltar que a equipe do Morumbi está sob o comando de um grande técnico, cujo nome é muito forte no cenário do futebol brasileiro atuamente: Muricy Ramalho. Só uma possível desclassificação na Taça Libertadores pode abalar o desempenho são-paulino no Brasileirão.

Barueri

Time-base: Renê; João Leonardo, Leandro Castan, Daniel Marques e Marcos Pimentel; Ralf, Everton e Thiago Humberto; Márcio Careca, Pedrão e Fernandinho. Técnico: Estevam Soares

Pontos fortes: O time do Barueri, sem grandes estrelas, deve ser um dos coadjuvantes deste Campeonato Brasileiro. Na zaga, Daniel Marques é o mais conhecido e já atuou pelo Palmeiras. No ataque, os destaques ficam com Márcio Careca e Pedrão, o artilheiro do Paulistão. De resto, a equipe é consistente,  e conseguiu uma boa campanha no Estadual.

Pontos fracos:
A desmotivação pela perda do título de Campeão Paulista do Interior para a Ponte Preta pode ser um dos fatores negativos. E também por ser novato na elite do futebol brasileiro, pode ser sentir a pressão da estreia.

Opinião: Sinceramente, vejo o Barueri entre os últimos colocados do Brasileirão. Não é porque a equipe é inferior tecnicamente aos outros clubes, mas a estreia na Série A do Brasileirão pode ser um fator negativo na campanha. Outros times, em anos anteriores, comprovaram que é difícil disputar a Série A e sentiram a pressão. E creio que com o Barueri não será diferente.

Santo André

Time-base: Neneca; Alexandre, Cesinha, Lello e Élvis; Fernando, Ricardo Conceição, Antônio Flávio e Marcelinho Carioca;
Pablo Escobar e Júnior Dutra. Técnico: Sérgio Soares (com base no time que disputou o Paulistão).

Pontos fortes: A experiência de Marcelinho Carioca pode ajudar o Ramalhão a conquistar uma boa colocação neste Campeonato Brasileiro. A equipe conta também com outros jogadores experientes, como o goleiro Neneca.

Pontos fracos: A ausência de estrelas e jogadores jovens podem dificultar na campanha da equipe do ABC. A estreia na elite do futebol brasileiro pode ser culminante para a conquista de uma colocação mediana ou até o rebaixamento para a Série B.

Opinião: Pra mim, só Marcelinho Carioca pode dar um toque de qualidade neste time do Santo André. A equipe precisa de reforços para tentar brigar por uma boa posição na tabela de classificação.


Grêmio

Time-base:  Victor; Léo, Réver, Rafael Marques e Ruy; Túlio, Souza, Tcheco e Fábio Santos; Maxi López  e Alex Mineiro. Técnico: Marcelo Rospide.

Pontos fortes: A equipe gremista conta com bons atletas. Na defesa, Réver e Rafael Marques dão segurança ao goleiro Victor. Nas laterais, Léo e Ruy participam das investidas ao ataque. No meio, temos a qualidade de Tcheco e no ataque, o oportunismo e experiência de Alex Mineiro e a qualidade de Máxi Lopez. No banco, temos boas peças de reposição.

Pontos fracos: O time ainda está sem treinador e isto pode dificultar nas rodadas iniciais. De resto, a equipe está bem formada e não terá grandes problemas.

Opinião:
O Grêmio tem um bom elenco, de muita qualidade. A boa campanha na Taça Libertadores até o momento rende confiança a equipe e motivação para brigar por uma boa colocação no Brasileirão. Acredito numa posição intermediária, ou até uma vaga na próxima Libertadores.

Internacional

Time-base: Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão, Guiñazu e D'Alessandro; Taíson e Nilmar. Técnico: Tite.

Pontos fortes:
O Internacional vem potente para este Campeonato Brasileiro. No ano de seu centenário, o Colorado montou uma bela equipe, que já conquistou o campeonato estadual e promete incomodar no Nacional. Na zaga, Índio e Álvaro dão sustentação ao goleiro Lauro e Bolívar e Kléber avançam para auxiliar no ataque. No meio, temos dois bons volantes, Magrão e Sandro. Mais a frente, D'Alessandro, Taíson e Nilmar incomodam as zagas adversárias.

Pontos fracos: A equipe está bem formada, tem jogadores de qualidade e não há nenhum ponto fraco a destacar.

Opinião:
Creio fielmente neste time do Inter, que conta com grandes jogadores. Além, é claro, do banco de reservas, ocupado por um dos melhores técnicos do futebol brasileiro, ao meu ver. Esta equipe do Colorado deve brigar pelo título nacional.

Atlético-PR

Time-base: Galatto; Rhodolfo, Antônio Carlos e Gustavo; Raul, Chico, Jairo e Marcinho e Marcio Azevedo; Rafael Moura e Wallyson. Técnico: Geninho.

Pontos fortes:
O Atlético-PR entra forte neste Brasileirão. A base foi mantida e conta com bons atletas, entre eles Marcinho e o jovem Wallyson. Na zaga, temos consistência e firmeza. E no ataque, Rafael Moura é o encarregado de colocar a bola na rede, o que não fazia na época em que jogava pelo Corinthians. O técnico paranaense é Geninho, experiente e com títulos na carreira.

Pontos fracos: A equipe não tem estrelas e pouca experiência, pois há jogadores muito jovens.

Opinião: Esta equipe do Atlético tem condições de chegar a posições intermediárias na tabela de classificação, ou até uma classificação para a Libertadores. Basta chegar alguns reforços mais experientes.

Coritiba

Time-base: Vanderlei; Cleiton, Pereira e Felipe; Márcio Gabriel, Rodrigo Mancha, Leandro Donizete, Marcelinho Paraíba e Carlinhos Paraíba; Ariel e Marcos Aurélio.
Técnico: René Simões.

Pontos fortes: A equipe do Coritiba, como o Internacional, completa 100 anos em 2009. E para motivar a torcida, temos no meio-campo o experiente Marcelinho Paraíba e no banco de reservas, o técnico René Simões, que em três jogos pela equipe conquistou três vitórias e um empate. Estes são os principais destaques do Coxa para este Brasileirão.

Pontos fracos: A ausência de jogadores renomados e o terceiro lugar obtido no Campeonato Paranaense não deixam os torcedores satisfeitos. A equipe tem alguns jogadores de qualidade, mas Marcelinho Paraíba terá que carregar o fardo de "estrela".

Opinião: O Coritiba tem amplas possibilidades, ao meu ver, de garantir uma posição intermediária na tabela, mais perto do rebaixamento do que da classificação para a Taça Libertadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário