quinta-feira, 16 de julho de 2009

A desgraça cruzeirense!

Pedro Marotti

Estudiantes dança o tango no Mineirão lotado, vence por 2x1 e Cruzeiro vê o sonho do tricampeonato se tornar pesadelo.

Fãs do esporte! Foi triste saber da notícia de que o Cruzeiro havia perdido a final da Libertadores para o Estudiantes por 2x1 ontem, no Mineirão lotado. Não pude ver o jogo graças a essa “bela” organização do calendário brasileiro e da CBF, que colocaram os jogos do Flamengo e do Fluminense no mesmo dia e horário do jogão em Minas Gerais. Creio que o mínimo de bom senso deveria ter sido utilizado para que a partida do Cruzeiro fosse a única e a principal da noite de ontem. Outra crítica que gostaria de fazer é a venda de ingressos por 350 reais nas mãos de cambistas e um trânsito terrível nos arredores do Mineirão. Para um país que sonha sediar Copa do Mundo... é um mau presságio.


No início da semana passada, logo após o Cruzeiro ter carimbado seu passaporte para a decisão contra o Estudiantes, eu estive conversando com amigos sobre a partida decisiva diante do time argentino. Muitos disseram que o Cruzeiro seria o campeão, que era o favorito e que venceria facilmente. Foi ai que me lembrei duma entrevista concedida pelo atacante Kleber logo após o time mineiro ter eliminado o Grêmio: “Sonhei com o título da Libertadores e com a partida diante do Barcelona na final do Mundial”. A princípio essa frase do Kleber não transmite nenhum ato de menosprezo ao adversário argentino. O fato é que a euforia tomou conta dos torcedores celestes e dos jogadores do time mineiro, pois já haviam eliminado potências como São Paulo e Grêmio. Por sinal foi a mesma euforia gerada pelo Fluminense no ano passado após eliminar o tricolor paulista e o temido Boca Juniors.

Recordando essas coincidências e possíveis menosprezos por adversários aparentemente mais fracos que os anteriores, eu virei para meus amigos e disse: “Como brasileiro irei torcer para o Cruzeiro, mas sinceramente acho que dá Estudiantes!”. Todos na hora me chamaram de louco e destoaram da minha opção. Ontem mesmo escrevi uma matéria aqui no blog mostrando todo o favoritismo do Cruzeiro (e que de fato tinha mesmo) nessa partida. Mas no futebol jamais se deve menosprezar ou querer pular etapas, mesmo que você tenha batido vários “Golias” anteriormente e venha a enfrentar um simples “Davi” posteriormente. A atenção deve ser a mesma, até porque no mundo animal, por exemplo, não é só uma zebra que pode morrer de fome, mas sim um leão. É mais difícil, mas jamais impossível.

Enfim, foi um triste fim para um clube e para um time recheado de talentos como Ramires, Kleber, Wagner, Marquinhos Paraná, Fábio e o técnico Adilson Batista. Deve-se exaltar o belo trabalho feito pela comissão técnica cruzeirense, apesar da derrota tortuosa, e relembrar que a vida continua e que o clube tem um campeonato brasileiro longo pela frente.

Aos torcedores celestes, algumas palavras de consolo: não fiquem tristes, pois tenho a certeza de que o Cruzeiro vai brigar pela ponta da tabela no campeonato brasileiro e conseqüentemente buscar novamente uma vaga na Libertadores do ano que vem para quem sabe, poder reescrever sua história rumo ao tão sonhado título Mundial no fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário