quarta-feira, 29 de julho de 2009

Fim da polêmica: a taça das bolinhas é do São Paulo

Pedro Marotti

CBF se pronuncia finalmente sobre a dúvida do primeiro pentacampeão brasileiro e entregará a famosa taça ao tricolor paulista

Fãs do esporte! Infelizmente as notícias que trago não são das melhores para a nação rubro negra. A CBF publicou em seu blog, que irá entregar a taça das bolinhas, referentes ao primeiro pentacampeão brasileiro, ao São Paulo.

A polêmica surgiu devido ao fato do clube dos 13, entidade que reúne os 13 maiores clubes brasileiros, sendo eles os quatro grandes do Rio e de São Paulo, os dois grandes de Minas e do Rio Grande do Sul, mais o Bahia – que realizaram em conjunto um torneio chamado Copa União, no ano de 1987, devido à briga que tiveram junto ao órgão máximo do futebol brasileiro.

Na ocasião, a sempre atrapalhada CBF impôs aos clubes um campeonato em que houvesse um cruzamento entre o campeão do módulo verde (série A) contra o campeão do módulo amarelo (série B). A princípio, o clube dos 13 recusou as novas regras e como forma de responder a hierarquia da CBF, criou uma liga por conta própria, tendo em comum acordo que o vencedor dessa liga seria reconhecido entre os clubes como o campeão brasileiro daquele ano.

A confusão que ocorreu no sentido de que o Flamengo sabia do cruzamento e resolveu de última hora não acatar essa regra, foi que o senhor Eurico Miranda (sempre ele), que na época era dirigente do Vasco, reuniu-se com a CBF sem que o clube dos 13 soubesse, e assinou o contrato de que eles aceitariam as regras impostas pelo órgão máximo do futebol brasileiro, tendo assim autorizado o início do campeonato brasileiro com o bendito cruzamento entre os campeões do módulo verde e amarelo, sem o consenso dos outros grandes clubes.

O fato foi que o Flamengo derrotou os maiores e melhores times do Brasil, passando pelo Internacional na decisão, enquanto que o Sport, campeão do módulo amarelo, derrotou equipes de menor expressão, como na decisão contra o Guarani.

Ora, se a melhor equipe do futebol brasileiro é conhecida ao final do campeonato da série A, onde se reúne os melhores times do país, pra que se fazer cruzamento? Como é possível que uma equipe de segunda divisão como era o Sport na época, querer ser campeão brasileiro sem ao menos estar na elite do futebol do país? Essas são respostas que somente a confusa CBF pode responder em meio de suas tantas trapalhadas e invenções nada agradáveis, como a Copa João Havelange realizada em 2000, para trazer de volta clubes rebaixados como Fluminense e Bahia. Na ocasião, o São Caetano da terceira divisão, fez a final contra o Vasco, mas foi derrotado.

Se for assim, é melhor acabar com série A, B, C e D. Pra que se ter rebaixamento se uma equipe da série B, por exemplo, pode-se tornar campeão brasileiro, de acordo com a CBF? Pra mim é um absurdo entregar essa taça para o São Paulo, até porque o tricolor paulista acatou a regra do clube dos 13 em declarar o campeão da Copa união como o melhor time do Brasil, no caso o Flamengo – legítimo primeiro pentacampeão do país!

Um comentário: