sábado, 1 de agosto de 2009

Calendário arcaico “empobrece” o futebol brasileiro

Pedro Marotti

Com a criação do campeonato brasileiro de pontos corridos e a realização de vários torneios ao longo do ano, os clubes brasileiros são inviabilizados de faturar grana em competições pela Europa.

Fãs do esporte! Desde semana passada eu venho acompanhando a pré-temporada dos grandes clubes europeus, e percebo que foram criados vários novos torneios de futebol entre eles. Não são torneios apenas para treinar e ajustar suas equipes, mas sim para LUCRAR!

Outros grandes times espalhados pelo mundo, principalmente aqui da América do Sul – casos de Boca Juniors, River Plate e LDU – foram convidados a participar desses torneios, já que o calendário esportivo de seus respectivos países dá a eles disponibilidade para evidenciar ainda mais suas marcas pelo mundo afora, como também ganhar dinheiro assim como os gigantes europeus.

O Boca Juniors, por exemplo, chegou até a decisão do torneio Audi CUP, realizado na Espanha, após desbancar Milan e Manchester United. O lucro obtido pela equipe argentina não foi divulgado, mas sabe-se que foi uma bela quantia em dinheiro. A LDU jogou a Copa da Paz no Santiago Bernabéu, diante do todo poderoso Real Madrid. Perdeu, mas ganhou o equivalente a 1,8 milhões de reais.

Excursões como essas e como as que os clubes brasileiros faziam anteriormente, seria a grande solução viável para a falência e o caos financeiro que eles sofrem atualmente. Quem não gostaria de ver clubes como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, entre outros – disputando jogos acirrados contra Real Madrid, Milan, Barcelona, Boca Juniors, Manchester, e tantos outros gigantes do futebol mundial?

Enfim, creio que a CBF poderia reavaliar o nosso calendário esportivo e adequá-lo definitivamente ao calendário mundial. Competições como torneios estaduais, já não causam tanto frisson diante do torcedor brasileiro e a própria Copa Sul-americana é outra competição que não é vista como a “menina dos olhos” de nenhuma equipe por aqui. Acorda CBF!

Nenhum comentário:

Postar um comentário