quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Futebol carioca entregue as baratas!

Pedro Marotti

Enquanto o Vasco encanta seu torcedor... Na série B, Flamengo, Fluminense e Botafogo, agonizam na elite do futebol brasileiro.

Fãs do esporte! Entra ano, sai ano e o futebol carioca continua na sua eterna draga, se afundando cada vez mais numa crise que parece ter imensa longevidade, frutos de total má administração, acúmulo de dívidas, brigas políticas internas, falta de estrutura, falta de critério para a contratação e saída de jogadores, salários atrasados, etc.

Tudo isso deixa explícito o amadorismo em que se encontram os tradicionais clubes como: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Clubes que há décadas atrás eram o símbolo maior do país do futebol e encantavam o mundo por ter jogadores magistrais em seus times. Jogadores cujo quilate é sinônimo de Garrincha, Nilton Santos, Gérson, Rivelino, Roberto Dinamite, Zico e Junior.

Comecemos pelo tricolor das Laranjeiras. O Fluminense, que foi rebaixado por duas vezes, voltou a série A, mesmo sendo no tapetão, parece que não aprendeu a lição de ter a história manchada por um novo rebaixamento. O clube flerta intensamente com a segunda divisão neste campeonato brasileiro, ocupando a última colocação da competição, e o que se vê é uma briga entre clube e patrocinador, um falando português e o outro, hebraico! Enfim, o Fluminense caminha a passos largos rumo a mais um rebaixamento e parece não haver nada que possa inverter e evitar essa catástrofe.

O Botafogo também é outro que demonstra premência em voltar a segunda divisão. Caiu em 2002 e parece que não tomou vergonha na cara. O clube sofre com constantes salários atrasados, times pouco competitivos e capazes de acumular mais vexames do que as glórias, sempre constantes na história do Glorioso. A falta de um verdadeiro patrocinador e de algo que possa gerar verbas aos cofres do clube, culmina com essa total falta de força do futebol e o resultado acaba aparecendo em competições mais complicadas assim como é o campeonato nacional. Aprendam dirigentes: chorar na frente da imprensa não irá resolver os problemas do Botafogo!

No Flamengo não é muito diferente, se bobear é o que há de pior no Rio de Janeiro. O clube mais popular do Brasil, potencializado também pela nação que o acompanha há muito tempo, cuja capacidade é traduzida em números por mais de 30 milhões de apaixonados, parece viver um inferno sem fim. O clube se mantém inerto para sair da crise e para contornar a falta de dinheiro para quitar dívidas que chegam a 200 milhões de reais. Há uma falta de estrutura e comando bem nítidos e transparentes na Gávea. É bem verdade que o Flamengo jamais foi rebaixado, mas do jeito que anda as coisas no mais querido isso não tardará a acontecer.

Do Vasco não se pode fazer nenhum prognóstico no momento. O clube mudou sua política de austeridade por completo ao eleger Roberto Dinamite como presidente. Esse ano disputa a segunda divisão do campeonato brasileiro, coisa que para a grandeza do cruzmaltino, é uma vergonha. Porém, mesmo fazendo bela campanha na competição nacional, não há dizer se essa lição do rebaixamento foi bem assimilada ou não. A partir do ano que vem, quando o Vasco poderá estar regressando a elite do futebol, poderemos enfim saber se o clube voltará a figurar entre os melhores times do país e d continente, coisa que o Vasco sempre teve tradição em fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário