terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Guia do Paulistão - Parte 01

Danylo Dias Martins

Nesta quarta-feira, começa o Campeonato Paulista de 2009. E a emoção promete ser forte nesta edição do estadual e, aqui no Hora do Gol, você fica por dentro de tudo que acontece no Paulistão. Confira um super guia, com a análise das 20 equipes que disputarão o Estadual, a partir de amanhã: os destaques, as contratações, a formação em campo, etc... . E para começar, falaremos dos quatro "grandes".

PALMEIRAS

Atual campeão, o time palmeirense entra nesta edição de 2009 com um time bem diferente daquele que conquistou o título, ano passado. Para a competição deste ano, o Verdão reforçou a equipe com jogadores jovens, mas promissores: Maurício e Danilo (zagueiros), Pablo Armero (lateral-esquerdo), Willians (meia), Marquinhos (atacante), Cleiton Xavier (meia). Além destas caras novas, a diretoria alviverde trouxe também o jovem atacante Keirrison, do Coritiba.
Dentre estas contratações, o destaque é o "foquinha" (apelido de Keirrison), mas não podemos deixar de exaltar a qualidade de Cleiton Xavier, Maurício, Willians, jovens revelações.

Nos jogos-treinos já realizados, o time palmeirense decepcionou e perdeu as duas partidas para times do interior de SP. Claro que isto não pode servir como base para suposições, mas o torcedor palmeirense deve ficar de olho aberto neste Verdão jovem de 2009. Se este time de revelações vai dar certo, ficaremos sem resposta, até o início do Paulistão.

O Palmeiras começa o estadual, nesta quarta, enfrentando o Santo André, de Marcelinho Carioca, no Bruno José Daniel.

CORINTHIANS

Após o retorno à elite do futebol brasileiro, o time do Corinthians saiu às compras, em busca de reforços para 2009. E começou surpreendendo ao anunciar a contratação do atacante Ronaldo, que volta ao futebol depois de quase todo um ano parado, e escolheu o Timão para retornar aos gramados brasileiro. Fora da forma física ideal, o Fenômeno deve ficar fora das primeiras partidas do alvinegro no Paulistão.

Além de Ronaldo, o time corintiano trouxe os ex-botafoguenses Túlio e Jorge Henrique, o atacante Souza, que já defendeu o Flamengo, o zagueiro Jean, ex-São Paulo, e o zagueiro/lateral-esquerdo argentino Escudero, que veio do Argentino Juniors. Com um "pacotão" de reforços experientes e de qualidade, o Timão manteve a base que conquistou o título da Segundona em 2008. A maior força corintiana está na zaga, com Chicão e William, mas o ataque também está bem servido, com vários atletas a disposição do técnico Mano Menezes.

Esta equipe renovada já mostrou estar preparada ao vencer dois jogos-treinos contra times do interior, e também ao golear o Estudiantes-ARG, por 5 a 1, em amistoso - ainda sem Ronaldo, diga-se de passagem, mas com as boas atuações de Jorge Henrique, Souza e Túlio.

SÃO PAULO

Um time forte, um elenco fortíssimo. Com a base que faturou o hexacampeonato brasileiro praticamente intacta, o time do São Paulo inicia 2009 tranquilo, tanto que foi o último a começar sua preparação, dentre os grandes. Mesmo assim, a diretoria tricolor não poupou esforços, foi atrás de reforços e recheou o elenco com grandes contratações: Washington, Arouca, Júnior César, Eduardo Costa, Wágner Diniz e Renato Silva.

O técnico Muricy Ramalho pretende utilizar os reforços logo no início do Paulistão, já que a equipe deve ser mesclada no começo do estadual, em virtude da disputa da Libertadores. Será que o Tricolor não vai dar atenção ao Paulista? Não é isso que os jogadores e o técnico tricampeão brasileiro dizem, aliás com um elenco destes, o São Paulo tem grandes chances de faturar o Campeonato Paulista mesmo com time misto.

SANTOS

Última equipe grande a contratar jogadores de "peso", o Santos inicia 2009 querendo apagar tudo o que aconteceu no ano passado, as derrotas, as decepções. O Peixe quer dias melhores e para isto, trouxe bons reforços, com destaque para o meia Lúcio Flávio, o lateral-esquerdo Léo (isso! aquele mesmo que ficou cinco anos na Vila) e o meia Mádson, que veio do Vasco. Além destes, a diretoria santista foi buscar também o volante Germano, o atacante equatoriano Bolaños, e os laterais Luizinho e Triguinho.

Com um time aparentemente razoável, o Santos manteve alguns jogadores importantes, como o artilheiro Kléber Pereira. E inicia este Paulistão levando muita expectativa aos torcedores, que desejavam vitórias e títulos, depois de um 2008 fracassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário