terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Guia do Paulistão - Parte 02

BARUERI

O destaque da equipe fica por conta da comissão técnica, que terá três treinadores. Não, não estou brincando, é sério! Toninho Moura, Diego Cerri e Luiz Carlos Goiano terão a missão de levar a Abelha além do título do Interior, conquistado no ano passado. Com alguns reforços, destaque para o experiente atacante Basílio, o Barueri manteve a base de 2008, e promete incomodar os times grandes com sua bem formada equipe.

BOTAFOGO

De volta à Série A1 do Paulistão, o Botafogo de Ribeirão Preto quer comprovar sua tradição no Paulistão, já que em poucas edições o time ficou de fora. Para isso, alguns jogadores experientes foram contratados: Jonílson, ex-Vasco, Marco Aurélio, ex-Vitória, Augusto Recife, ex-Náutico, entre outros. Mas a grande esperança do Bota é o meia Walter Minhoca, com passagens pelo futebol árabe e coreano. Um time razoável.

BRAGANTINO

O Bragantino resolveu manter a base de 2008 para fazer bonito no Campeonato Paulista. Com a dupla de ataque formada por Malachias e Nunes, e a zaga protegida pelo volante Moradei, o Braga tem um time sem grandes estrelas, mas promete incomodar os grandes.

GUARANI

Com 50% do elenco renovado e a contratação de Amoroso, antigo ídolo da torcida, o Bugre montou uma equipe sem grandes estrelas, e deixando o destaque mesmo para o atacante de 34 anos. Amoroso terá companhia de Fernando Gaúcho no ataque e quer brigar pela artilharia do Paulistão, com seus "rivais" Ronaldo, Washington e Keirrison.

GUARATINGUETÁ

O Guaratinguetá novamente investiu em jogadores experientes e quer repetir a bela campanha de 2008, quando chegou à semifinal do estadual, depois de liderar a primeira fase por 15 rodadas. E para isto, Rodrigão (ex-Santos) e Wellington Amorim (ex-Figueirense) vieram para reforçar a Garça, além de outros jogadores que foram contratados. O Guará formou uma boa equipe e tem chances de disputar um lugarzinho nas semifinais mais uma vez.

ITUANO

Com uma equipe sem grandes estrelas, o Ituano vem para o Paulistão 2009 disposto a brigar pelo título do Interior. Os destaques do time ficam por conta de Alex Afonso (com passagem pelo Palmeiras) e Muriqui (revelado pelo Vasco), que forma uma equipe fraca tecnicamente, mas que não deve brigar para não cair.

MARÍLIA

Rebaixado para a Série C no Brasileiro em 2008, o Marília entra no Campeonato Paulistão para retomar o prestígio perdido. Assim, o MAC foi atrás dos reforços e trouxe jogadores pouco conhecidos, a maioria com contrato de quatro meses, aproximadamente. É uma equipe sem estrelas, que não tem grandes chances de disputar vaga entre os semifinalistas, e está mais compatível com rebaixamento para a A-2.

MIRASSOL

Neste ano, o Mirassol busca novamente pelo menos uma vaga na semifinal do Interior e, para tanto, trouxe Luís Ricardo, ex-Ponte Preta, além do lateral Carlinhos, que tem contrato com o Santos até 2010 e deve ficar de fora dos primeiros jogos. Uma equipe de alguns jogadores conhecidos e de qualidade, como o próprio Luís Ricardo, o meia Éder e o volante Luciano Sorriso, que deve brigar para ficar entre os oito primeiros.

MOGI MIRIM

Rivaldo, como presidente, César Sampaio, como consultor técnico e Giovanni, como principal estrela, o Mogi Mirim retorna à elite do futebol paulista, buscando ficar na primeira divisão. Parece pouco para um time que tem tantos "craques" no comando do time. Mas é este o objetivo da diretoria, que quer estabilidade na primeira divisão este ano, para nos próximos anos sonhar com lugares mais altos. Com uma equipe de bons jogadores, o Mogi deve ultrapassar a meta de lutar contra o rebaixamento e pode até ficar entre os 10 primeiros, ou quem sabe conseguir uma vaga nas semifinais do Interior.

NOROESTE

Com uma equipe renovada e 19 reforços, o Norusca vai atrás de mais uma boa campanha no Estadual. Os destaques do time são: Bonfim, Anderson, Cláudio, Luciano Bebê (jogadores que já passaram pelo clube) e Alessandro Cambalhota, atacante com passagens por Corinthians e Santos. O Noroeste montou uma boa equipe, com jogadores de qualidade, alguns conhecidos outros não. E deve brigar novamente pelas primeiras colocações.

OESTE

De volta à elite do futebol paulista, o Oeste buscou reforços não tão conhecidos e sua principal aposta é o jovem atacante Mazinho, de 21 anos, revelado nas categorias de base do clube. Com uma equipe modesta, o time de Itápolis deve brigar por posições intermediárias no estadual, com perigo até de ser rebaixado.

PAULISTA

Sem grandes reforços, com um técnico "fracassado" por onde passou nos últimos anos, o Paulista é uma verdadeira incógnita neste Campeonato Paulista. A principal novidade da equipe fica por conta do atacante Alex Oliveira, que retorna ao clube que o revelou. O jogador deve fazer dupla de ataque com o experiente Enílton, ex-Palmeiras. Sem dúvida, é um time razoável, modesto, que deve brigar também por posições intermediárias.

PONTE PRETA

Atual vice-campeã paulista, a Ponte Preta quer repetir o feito do ano passado e brigar pelas primeiras posições. Alguns jogadores da campanha histórica de 2008 foram mantidos e poucos chegaram, sendo a principal contratação da Macaca o atacante argentino Gustavo Savoia, que veio do Cobreloa (Chile). A Ponte tem uma boa equipe e deve brigar por posições intermediárias, podendo até chegar entre os oito primeiros.

PORTUGUESA

Rebaixada para a Segundona do Brasileirão, a Lusa entra o ano de 2009 pensando, principalmente, no retorno à elite do futebol brasileiro. E já se preparou, contratando bons jogadores, como o experiente César Prates, e os atacantes Christian e Fabricio Carvalho, que devem formar a dupla de ataque da equipe. É uma Portuguesa renovada - alguns jogadores ficaram -, com bons atletas e chances de ficar entre os primeiros colocados.

SANTO ANDRÉ

Apostando no meia Marcelinho Carioca, que resolveu ficar no time, o Santo André quer mostrar sua força neste Campeonato Paulista. Para isso, trouxe também o técnico Sergio Guedes, quem levou a Ponte Preta à final do estadual ano passado. A equipe do ABC conta com bons jogadores, como o zagueiro Dininho, o superveterano Fernando (41 anos!), o lateral Jaílson (ex-Santos), além do meia-atacante paraguaio Pablo Escobar, que veio do Ipatinga.

SÃO CAETANO

O São Caetano quer apagar a péssima campanha do ano passado e para isso, conta com jogadores experientes, como Tuta, Marcelo Batatais e Marco Aurélio. Com uma equipe modesta, sem grandes estrelas, o Azulão deve disputar posições intermediáris no Estadual, e está longe de voltar a ser aquela equipe que infernizava os times grandes.

** VEJA AS ANÁLISES DOS QUATRO GRANDES LOGO ABAIXO, NA PARTE 01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário