domingo, 26 de abril de 2009

Tudo igual e indefinido na decisão do carioca!

Pedro Marotti

Flamengo “acha” um gol de empate no fim e leva o gostinho da vitória no primeiro jogo da decisão contra o Botafogo


Fãs do esporte! Hoje eu pude ratificar o porquê do técnico Cuca sempre perder seus títulos quando estão em jogo. O fato dele modificar o modo de jogar das suas equipes nos momentos cruciais, levam a esses sucessivos tropeços e insucessos nas finais de campeonato, como ocorreu na escalação equivocada do bisonho zagueiro Wellington no lugar de Aírton, machucado, fazendo com que o Flamengo jogasse com três zagueiros ao invés de dois volantes fixos na marcação, como já está acostumado.

Perdendo o meio de campo com essa alteração, o Flamengo criou pouco e assistia o Botafogo ser mais incisivo no ataque, porém com pouca objetividade. Num dos raros ataques rubro-negros, Juan, o pior em campo, teve o seu momento único de lucidez na decisão ao sofrer um pênalti legítimo cometido por Alessandro em que ele mesmo bateu e converteu para abrir o placar no Maracanã e por o Mengão na frente.

A partir daí o Botafogo foi mais insistente na busca do gol e não tardou a empatar. Numa falha clamorosa do setor de meio campo do Flamengo em que Alessandro carregou a bola desde o meio de campo até a entrada da área rubro-negra sem qualquer tipo de marcação, o lateral tocou para Maicosuel que foi derrubado na meia lua e deixou para Juninho bater a infração com força, no canto direito de Bruno, empatando a partida. O gol desanimou ainda mais o Flamengo que assistia o Botafogo tocar a bola com autoridade no meio de campo. Até que em outra jogada de bola parada, num mini corner pela esquerda, Maicosuel levantou a bola na área e Reinaldo aproveitou de cabeça para virar o marcador e dar a vitória ao alvinegro na primeira etapa.

Na volta do intervalo, Cuca sacou Zé Roberto, que não é atacante e por isso não vem jogando bem no Flamengo, e pôs Josiel. O time até que começou melhor do que o Botafogo, mas aos poucos o marasmo voltou e a equipe rubro-negra errava sucessivos passes no setor de meio de campo, principalmente com Léo Moura, muito vaiado pela torcida. Cuca então resolveu fazer mais uma alteração, sacando o lateral e pondo Everton Silva, tentando evitar assim um desgaste maior de Léo Moura com a torcida rubro-negra, maioria absoluta no estádio. A essa altura do jogo, Ney Franco teve sérios desfalques por lesão, pois Reinaldo com torção no tornozelo e Maicosuel alegando incômodo muscular, deixaram a partida para as entradas de Jean Carioca e Renato, respectivamente. O Botafogo perdeu seu poder ofensivo e passou a se preocupar em levar o resultado de 2x1 como vantagem para a segunda partida. Cuca então, após pensar demais e sair até fumaça de sua “cuquinha”, colocou o jovem e bom jogador Erick Flores no lugar de Wellington, fazendo com que o Flamengo finalmente tivesse a cara de Flamengo numa decisão de campeonato. O time ficou mais vibrante e mais solto em campo, jogando em sintonia com a massa e utilizando a maior característica histórica do clube em finais: a raça! E foi com esse espírito que Willians, após dividir com os zagueiros alvinegros, chutou cruzado em direção ao gol, tendo a bola ainda desviado no zagueiro alvinegro Emerson e enganado completamente o goleiro Renan, empatando a partida para o Flamengo.

Final da primeira decisão restou agora ao Botafogo recuperar seus principais jogadores para o jogão de Domingo, pois sem eles vai ficar ainda mais difícil o título para o alvinegro. E ao Flamengo é necessário entrar com a gana da vitória do início ao fim e não esperar um lampejo no final do jogo como foi o de hoje! E Cuca, pelo amor de Deus, não inventa na escalação dessa vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário