quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um título para coroar ainda mais essa bela história celeste

Pedro Marotti

Cruzeiro decide o título da Libertadores depois de sua última conquista a mais de 10 anos e tenta abrilhantar ainda mais sua grandiosa história no futebol. Dá-lhe ZEIRO!

Fãs do esporte! É com muito orgulho que escrevo essa matéria do Cruzeiro, mesmo sabendo que o nosso blog trata apenas do eixo Rio-São Paulo. Mas eu não poderia deixar de evidenciar minha satisfação por ver um dos maiores clubes do mundo e um dos que mais simpatizo aqui no Brasil disputando uma final de Libertadores e tentando seu tri-campeonato continental.

Sem dúvidas é o jogo do ano para o Cruzeiro! O time é bom, capacitado, tem ótimos jogadores como Kleber, Ramires e Wagner, um treinador que em mostrando ser uma das grandes revelações do futebol brasileiro nessa nova safra de treinadores, e o melhor de tudo é ratificar e enaltecer a estrutura do clube. Rasgar elogios aos CT Tocas da Raposa 1 e 2 é pouco. O clube consegue manter uma estabilidade política entre seus dirigentes, não atrasa salários e esta sempre brigando por títulos, o que no futebol é fundamental.

Ídolos de seu passado glorioso celeste como Tostão, Piazza, Raúl, entre outros, se rendem aos ídolos recentes do time mineiro que continuam a levar o nome do clube ao patamar de um dos mais respeitados do continente americano. Casos mais recentes como os de Sorín, Alex o capitão do time campeão da tríplice coroa em 2003, Fred e agora Kleber e Fábio, dois nomes que sem dúvida nenhuma foram os maiores dessa campanha que promete ser vitoriosa na Libertadores.

É um ano que promete ser o melhor do clube nos últimos anos, superando até o de 2003 quando faturou o campeonato mineiro, a copa do Brasil e o brasileirão, o seu primeiro da história. Até agora o time de Adilson Batista conquistou o estadual passando como um rolo compressor sobre seu maior rival, o Atlético-MG, e se vier a conquistar a Libertadores diante do Estudiantes, poderá realizar o sonho de conquistar também o seu primeiro Mundial de Clubes. Um título que bateu na trave duas vezes para o clube nos anos de 1976, quando o time era recheado de craques como Jairzinho, Raúl, Nelinho e Piazza, mas perdeu para o Bayer de Munique na decisão, e em 1997 quando o time tinha Dida, Palinha, Ricardinho, Marcelo Ramos, entre outros – e perdeu a final para outro clube alemão, o Borrussia Dortmund. Esse ano pode ser contra o Barcelona-ESP, será?

Em Minas Gerais, BH e outras cidades do interior mineiro, a expectativa da torcida cruzeirense é movida por um único sentimento: otimismo! Conversei com alguns amigos que moram no estado e pude constatar toda essa euforia celeste diante dessa partida. Em Ubá, cidade do interior mineiro, a torcedora Juliana Moura contou-me durante a semana que estava super ansiosa para o jogo e ratificando todo esse sentimento de fé e esperança sobre a conquista cruzeirense. Nas páginas relacionadas ao clube mineiro pela internet, o que se vê é a euforia do torcedor com relação ao placar da partida. Muitos apostam em 2x0, 3x0 e até 5x0! O otimismo do torcedor do Cruzeiro é grande.

Mas nem tudo são flores para eles! Os ingressos se esgotaram em apenas 3 horas de vendas, não há mais bilheterias funcionado e muitos reclamam do trânsito caótico que está ao redor e na chegada ao Mineirão, como pude constatar na comunidade oficial do clube no Orkut. Teve cambista paulista vendendo ingressos a mil reais, como informou o programa Globo Esporte da Rede Globo de televisão. A meu ver isso tudo é culpa da diretoria que distribuiu vários ingressos gratuitamente para convidados, torcidas organizadas, etc e dos próprios torcedores, pois aqueles mais fanáticos pagam esses valores absurdos de ingressos vendidos por cambistas, querendo a qualquer custo ir ao estádio. Se não há mais ingresso assista em casa mesmo torcedor! Só não vire “cliente” desses vândalos, pois assim vocês continuaram alimentando essa “profissão” de cambistas que só atrapalham o nosso futebol.

Pra fechar essa super matéria, é claro que não poderia faltar o meu pitaco sobre o jogo né. Para mim vai dar Cruzeiro! O time é melhor do que o Estudiantes vive e respira esse título, esta com a cara da Libertadores, jogando com raça e tendo sorte de vez em quando... enfim, será um jogo difícil, mas sem dúvidas o time mineiro, com o apoio da torcida, levará o caneco e representará muito bem o Brasil no Mundial de Clubes dos Emirados Árabes no final do ano. Boa sorte, Cruzeiro!

3 comentários:

  1. Eu também acredito no cruzeiro para esta noite,o cruzeiro é um time copeiro está acostumado com esse clima de libertadores que tem uma clima diferente das outras competiçoes, ao contrário dos estudiantes que ao meu ver é time se segundo escalão da argentina está abaixo de :boca,river,veleze san lorenzo.
    Sou botafoguense de alma e de nascimento mas hoje a noite torço pelo cruzeiro clube q detem a minha simpatia. Eduardo Brasil

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente parabéns pelo blog e pela postagem! Hoje o Brasil se veste de Celeste torcendo para o Cruzeiro conquistar o tricampeonato da Libertadores e acabar com o sonho dos argentinos de conquistarem mais um título!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Valeu cara, belo texto, escreveu com o coração.

    Abs!

    ResponderExcluir